Mulher Trabalhadora

Roda de conversa realiza debate da campanha direitos valem mais

Encontro debateu a economia brasileira afetada com as reformas de Michel Temer, com vistas a empoderar a mulher no combate às desigualdades sociais.


O Fórum Permanente em Defesa dos Direitos das Mulheres no Amapá – Fopemap, em parceria com o Sindsep/AP e as Mulheres do Renascer realizaram, na terça-feira, 10 de abril, das 14h às 18h, no auditório do Sindsep/AP a primeira Roda de Conversa da campanha Direitos Valem Mais, não aos cortes sociais.

A intensão do debate foi discutir a economia da população brasileira que foi seriamente afetada com os cortes sociais, realizados pelo governo golpista de Michel Temer, após o golpe de 2016, com vistas a empoderar a mulher amapaense para as lutas sociais e enfrentamento as desigualdades.

O secretário de finanças do Sindsep/AP, Errolflynn Paixão, palestrou sobre as perdas de direitos com o advento da aprovação da reforma trabalhista. Segundo apontou Errolflynn, um dos setores mais afetados com a reforma, foi o das mulheres.

Dentre as mudanças da reforma trabalhista está a possibilidade de grávidas trabalharem em condições insalubres, ou seja, que podem fazer mal à saúde, como: barulho, calor, frio ou radiação em excesso, desde que a insalubridade seja de grau mínimo. Para poder trabalhar nessas condições, elas precisam apresentar atestado emitido por médico de sua confiança autorizando seu ingresso nesses locais. Caso contrário, precisam ser transferidas para uma área ou outra atividade.

A reforma trabalhista também reduz o intervalo entre a jornada de trabalho, que era de até duas horas. Pela nova regra, o intervalo intrajornada, deve ter, no mínimo, meia hora, e pode ser negociado entre o empregado e empregador. Após a palestra foi aberto para o debate. Durante a interação, Errolflynn Paixão tirou as dúvidas das participantes.

“Nossa ideia e levar o debate direitos valem mais, não aos cortes sociais para as comunidades e para os estudantes das escolas do nosso Estado”, afirmou Osena Sfair, secretária da Mulher do Sindsep/AP e coordenadora do evento.

A roda de conversa ainda constou de mística de acolhimento, sorteio de prêmios, apresentação de marabaixo e música ao vivo com a professora/cantora Graça Ramos.

Texto: Valdecir Bittencourt
Fotos: Jackson Mourão
Ascom/Sindsep-AP


Deixe seu comentário


Publicidade