Último dia do Curso FF termina com estudos de mística e avaliação

Evento encerrou com Dança de Marabaixo, avaliação e como dever de casa será realizada atividade inter módulo nas bases como prática formativa.


O encerramento do Curso de Formação de Formadores- FF realizado pela Secretaria Nacional de Formação da CUT, por meio da Escola de Formação Sindical Chico Mendes da Amazônia, em Macapá ocorreu no sábado, 04 de junho de 2022, com a participação de cerca de 40 alunos dirigentes sindicais dos estados do Amapá e Pará.
No último dia foi realizada a mística inicial “A dança e música do Marabaixo” dança típica da Cultura amapaense utilizada pelas pessoas negras escravizadas, durante a construção da Fortaleza de São José de Macapá, como canto de resistência. A manifestação ocorreu em tom de agradecimento, pela realização do evento, em seguida foi feita a sistematização do dia anterior.
Ao iniciar o último capítulo do primeiro módulo do curso FF foi apresentada a temática - A mística: parte da vida e da luta. Este capítulo mostrou todas as fases da realização da mística como: saber porque as coisas extraordinárias acontecem na luta e porque o ser humano tem a capacidade de ir tão longe na luta, desafiando todas as forças e todos os limites. Além, das diferentes interpretações da misca, no sentido religioso e no campo das ciências e das políticas.
O educador da Escola Chico Mendes, Tácito Pereira, fez abordagem geral sobre a mística instigando os participantes a lembrar como utilizam a mística como ferramenta de motivação em suas bases sindicais.
O primeiro módulo do Curso Formação de Formadores - FF encerrou com ensinamentos sobre sistematização, mostrando que deve feita de forma coletiva e que é um processo de avaliação, a partir das práticas vivenciadas nos grupos de trabalho, tomando como base as experiências para análise e interpretações.
Como dever de casa: os participantes realizaram trabalho em grupo e apresentaram o planejamento de uma atividade Inter módulo que será realizada como prática formativas em suas bases e devem apresentar relatórios, no segundo módulo do curso, que será realizado no período de 01 à 4 de agosto, em Belém do Pará.

 

 

Valdecir Bittencourt
Secretaria de Imprensa do Sindsep/AP