Histórico do SINDSEP/AP

“O sindicato que não se comunica, é como um exército sem armas”
Com a finalidade principal de união, defesa dos direitos e interesses dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá, assim como da sociedade em geral, o SINDSEP AMAPÁ, há quase 30 anos presente no seio da sociedade amapaense desempenha papel de estimular atividades sócio-políticas e culturais da categoria, observando o valor da liberdade de expressão como instrumento de construção de uma sociedade democrática, pluralista, justa e solidária.
Suas atividades são reguladas por princípios democráticos, pela Constituição da República Federativa do Brasil e pelo ordenamento jurídico pátrio.

Sua estrutura administrativa é composta pelos seguintes órgãos: Congresso Estadual, Plenária Estadual, Assembleia Geral, Delegacias Sindicais, Diretoria Estadual, Executiva da Diretoria Estadual e Conselho Fiscal.

Após 13 anos de caminhada a mudança de regime administrativo tornou-se um marco positivo. O regime presidencialista deu lugar à direção colegiada, uma forma democrática de administrar, tendo como primeiro secretário geral em 2000, Errolfllynn Paixão, nome reconhecido no cenário sindical por seu posicionamento e atuação nas lutas em prol da classe trabalhadora. 

A Executiva da Diretora Estadual composta por 28 membros efetivos e 14 suplentes coordenam os trabalhos nas secretarias. A história do Sindsep Amapá foi construída ao longo dos tempos pela força de trabalhadores e trabalhadoras que fizeram do sindicalismo seu modo de vida. Homens e Mulheres que doaram seus saberes e, juntos sonharam o sonho de todos os companheiros e companheiras: “um serviço público de qualidade e servidores valorizados”, um país mais justo e igualitário onde o povo possa viver a verdadeira democracia. 

O Sindsep Amapá acredita que a luta é o motor para mudanças sonhadas, por isso não para. Durante 365 dias por ano, o sindicato cumpre sua missão através de projetos, ações, paralisações, greves, manifestações, fóruns, simpósios, debates, Lutas ... 

Vídeo Institucional do SINDSEP / AP

Uma revolução aconteceu nos últimos anos no sindicato que cresceu cerca de trezentos por cento, passando de 3 mil para quase 10 mil o número de filiados que somado aos dependentes representados pela família de cada um chega a 30 mil pessoas aproximadamente, um reflexo da atuação em todas as áreas. O setor jurídico, é sem sombra de dúvidas, o grande destaque com centenas de sindicalizados beneficiados por ações ganhas recuperando ao longo do trabalho, aproximadamente 220 milhões para os servidores e injetando na economia amapaense esses valores significativos e mais processos em trâmite que irão beneficiar mais e mais servidores. 

Mas o impacto dessa transformação não se dá apenas na vida do sindicalizado, mas em toda sociedade onde o poder público não chega de modo a suprir as necessidades da população, exemplo disso são as ações sociais nas diversas áreas como educação, esporte, saúde, lazer e entretenimento que dão apoio para alunos de escolas da rede pública, atletas, crianças e adolescentes sejam da capital ou do interior, pois onde o sindicato é solicitado para ajudar, sempre se põe a disposição para servir a comunidade, isso se chama responsabilidade social. 

Para que todo esse trabalho se tornasse realidade, uma grande estrutura foi construída. De um pequeno prédio alugado, o sindicato mudou-se para sede própria. Após muito trabalho uma grande estrutura foi erguida, com arquitetura arrojada, espaços planejados que abrigam as 14 secretarias, equipadas com aparelhamento tecnológico de ponta e recursos humanos qualificados, o centro administrativo do sindicato. 

Mas o trabalho não para. Para melhor atender as demandas dos seus sindicalizados e dependentes, o Sindsep Amapá ousou e construiu o maior centro poliesportivo e de lazer de instituição de classe desta natureza do norte do Brasil. 

A sede campestre, às margens do rio Amazonas, em Fazendinha, é composta por maloca multiuso – palco e camarim, duas piscinas, salão de jogos, quadra poli esportiva, academia, campo de futebol, bloco administrativo, cozinha industrial, estacionamentos interno e externo e um apart hotel com 15 suítes e 9 dormitórios, 1 auditório para vídeo conferencia com capacidade para 200 pessoas, refeitório, uma área para banho com palco, 10 banheiros coletivos, lavanderia e recepção, 01 sauna, tudo em fase de finalização. 

A história do SINDSEP AMAPÁ se confunde com a história de seus dirigentes e da classe trabalhadora, que fizeram do sindicalismo sua missão. Não há como negar a transformação ocorrida na entidade nos últimos anos, através de muito trabalho, transparência e dedicação. 

Sindsep Amapá, o sindicato das ações!


Texto: Marly Tavares
Assessora de Comunicação / SINDSEP-AP
Jornalista DRT 318-AP

Imprimir   Email